sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Problema é o que o nada tem


Andei conversando com uma conhecida e, notando o tom de "dona da verdade" que ela tinha, fiquei pensando nisso por horas em meu quarto. Lembrando dela, resmungando por estar triste, sem vontade para nada. Uma pessoa bonita, inteligente, com uma família linda e amorosa...o tipo de pessoa que a gente enxerga ser feliz, mas, na verdade, que se atrela a sentimentos (aparentemente) infundados. Trabalhandoo naquilo que ama. O mais louco disso tudo é que ela "sabe" que não tem motivos para se sentir assim. Caramba, acho que ninguém sabe nada de nada. Ninguém deveria se achar o dono da razão. Aqueles que abrem a boca para dizer que sabem de tudo, é um tolo e muito pretensioso.
Nãoo me lembro em que livro li uma frase que dizia: "Não posso acrescentar um metro a mais no curos de meu caminho na terra"
Agora está tudo ótimo. Depois vem um tornado de tristeza e emoções que podem simplesmente dar contra a nossa existência.
Contudo, , ainda está tudo bem. O pior, o mais complicado é quando a gente olha e se pergunta: Mas o que houve de fato aqui que possa explicar o volume de dor e problemas que gerou?
Quem nunca se sentiu assim? Eu, inúmeras vezes, me via triste sem motivo aparente. Depois me sentia ridícula e envergonhada por isso. Tanta gente com problemas reais e, mesmo assim, com  uma alegria de vida, com uma vontade tamanha de mudar as coisas à frente e dentro de sí.
Eu acho (prefiro ficar no achismo para não parecer dona da verdade...rsrs), que o problema existente tem uma objetiva solução e simples...até mesmo quando não tem solução! No caso, é deixar a não solução ser a solução. Deu um nó? Pois é!
Todavia o problema inexistente existe em um lugar no qual não há critérios de mensurabilidade: o que chamamos de subjetividade e o nosso interior
Me pergunto ( e quem tiver uma resposta, por favor,me fale!): A maior parte dos problemas nasce daquilo que não é fato ou daquilo que não existe de modo objetivoo e real????? Socooooooorro!!!
Tem os problemas de comunicação ou excessos de interpretação!
Tem os problemas que se relacionam ao que foi dito ter sido perdoado e que jamais o fora realmente.!
Tem desejos e antipatias inconscientes e que se transformam em guerra sem sentido!
Affy! O tempo todo tendo disputas(conscinetes ou não) por razão e razão!
Colocar-nos de vítimas: projeções e transferências que são feitas e que pintam o outro comoo um demônio!
Problemas inexistentes são o diabo nas entrelinhas!
Quando você estiver P da vida, enjuriado, apoquentado mesmo, antes de tudo se pergunte: Qual o nível de existência desse problema? Confesso que tento e, às vezes, não consigo.
Bem, acredito que, na realidade, a maioria dos nossos problemas não resistem à resposta objetiva que se tenha e se possa dar para a questão.
Com isto, não devemos nos enrolar como novelos (ainda mais se estes não existirem), pois, tais linhas invisíveis são as com tamanha capacidade de nos prender ao nada que se apresenta a todos nós com o poder do tudo, embora nada seja. Vamos pensar nisso, não é verdade?!?!
Beijos de Fogo!

2 comentários:

  1. O ser humano é assim: louco. Na verdade, os loucos são maioria e não o contrário, como pensamos. E as guerras internas que travamos uns contra os outros e contra nós mesmos são as piores - exatamente por não terem fundamento (sem fundamento, como resolver?).
    Gostei do texto, apesar de complexo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Srta Escarlate, como sempre, expondo seus pensamentos de maneira magistral. Agradeço sua contribuição ao meu (Re)canto. Beijos de Fogo!

    ResponderExcluir